- Faculdade R.Sá - https://www.faculdadersa.edu.br -

A Faculdade

Caro Visitante,
Bem vindo à Faculdade R Sá!

O Instituto de Educação Superior Raimundo Sá, mantido pela Pipel Picos Petróleo Ltda, tem como  marco inicial da  sua  história  a iniciativa de  um  dos dirigentes  da sua mantenedora, Raimundo  de  Sá Urtiga Filho,  de  estruturar um centro de educação superior capaz de formar pessoas que contribuam para o deslocamento ascendente da região do interior do Piauí. Esse processo de formação abriga cursos superiores com avançado sistema tecnológico a serviço da didática, com estrutura física capaz de atender a todas as necessidades dos corpos docentes e discentes, acervo bibliográfico que permite uma educação dinâmica e sólida, enfim, um amplo e contínuo processo na melhoria da qualidade de ensino. 

O Instituto de Educação Superior Raimundo Sá, fundado na cidade de Picos por uma família de empresários de sucesso incontestável, deseja integrar a comunidade numa relação de saber, cultura e consciência, além de solucionar o problema da migração dos estudantes de Picos para os grandes centros em busca da graduação. A educação em sua própria comunidade fortalece a região carente de tudo, mas que tem grande potencial de desenvolvimento.

No seu primeiro momento, o IESRSA implantou os cursos de: Pedagogia, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Administração, Comunicação Social, Direito e Serviço Social. Estas graduações serviram como base para um continuado programa de expansão do Instituto em diversas áreas, oferecendo toda estrutura que necessita o homem para o seu autodesenvolvimento. Em 2009, foi implantado o primeiro curso na área de saúde, Fisioterapia. E em 2019 foi implantado o curso de Psicologia. Hoje o IESRSA contempla 9 cursos em funcionamento.

Com uma área de aproximadamente 9 hectares, nos quais as edificações perfazem 27.142,34 m2 de área construída, o Instituto está localizado no Centro-Sul do Piauí, distante 310 km de Teresina. A cidade de Picos, segundo maior entroncamento rodoviário  da Região Nordeste, tem o maior comércio de feira livre do Piauí, com uma população  de 78.431 habitantes (Censo IBGE 2020),  atendendo a municípios  vizinhos num raio de 200km; resultando em uma população flutuante superior a 600.000 pessoas que depende de Picos.

O IESRSA oferece cursos, programas e projetos nas mais diversas áreas do conhecimento humano.  A Instituição  mantém 9 (nove) cursos  de graduação, bem como cursos de extensão em caráter eventual, atendendo diversificadas e urgentes solicitações de demanda regional, através de convênio com outras Instituições  de ensino públicas ou privadas.

Atualmente existe 1 bloco de salas de aula, 1 centro de convivência, 1 prédio que contempla 1 biblioteca, 3 laboratórios de informática, 1 sala para Ouvidoria, laboratórios de saúde, administração,  Núcleos administrativos,  Núcleo  de Atendimento  ao  Estudante, NDEs – Núcleos Docentes Estruturantes, cordenações, atendimento  psicopedagógico  e sala de reuniões.