
Na última semana, a Faculdade R.Sá, por meio dos alunos do curso de Serviço Social, desenvolveu um projeto educacional na Penitenciária José de Deus Barros, em Picos (PI), voltado à preparação dos internos para o ENEM PPL (Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade) e outras avaliações, como o ENCCEJA.
A iniciativa teve como foco o desenvolvimento da redação, uma das etapas de maior peso na prova, e buscou integrar educação, assistência e trabalho dentro da unidade prisional, promovendo a ressocialização por meio do aprendizado.
De acordo com a assistente social Luana Emmily Martins de Sousa, responsável pela iniciativa na penitenciária, o projeto nasceu de uma parceria com alunas do curso de Serviço Social da Faculdade R.Sá, que apresentaram a proposta à equipe do setor social da unidade.
“Desde o momento em que as alunas entraram em contato comigo para conversar sobre a possibilidade da realização desse projeto, conversei com a equipe do setor social e, em seguida, apresentei a proposta ao Diretor José de Melo e ao Vice Edinaldo, que de imediato concordaram em realizar. Para os internos, essa é uma grande oportunidade de aprendizado, principalmente na parte de redação”, destacou Luana Emmily.
A atividade contou também com a participação da professora Silvelena Pinheiro, formada em Letras Português e especialista em Redação para ENEM e concursos, convidada para ministrar a aula de culminância do projeto. Durante sua fala, a professora destacou o papel transformador da educação como instrumento de ressocialização.
“O ENEM PPL funciona como uma política pública direcionada ao processo de ressocialização dos apenados e à oportunidade de acesso ao ensino superior. Me sinto grata pelo convite para a culminância desse projeto por parte das alunas de Serviço Social da Faculdade R.Sá, bem como da professora Jackeline. Foi uma experiência desafiadora, mas gratificante, principalmente por saber que pude contribuir para a extensão da educação e mostrar que há outras portas e rotas que podem ser traçadas em busca de uma melhoria de vida. Desde a recepção até o momento da aula, percebi a importância de políticas públicas e ações como esse Projeto de Extensão, que favoreçam a ressocialização e proporcionem uma segunda chance para essas pessoas em processo de reintegração social. Foi uma experiência única para mim como profissional da educação”, ressaltou Silvelena.
Para a professora Jackeline da Silva Moura, coordenadora do curso de Serviço Social da Faculdade R.Sá, o projeto reflete o compromisso social da instituição e o papel do Serviço Social como agente de transformação.
“O projeto reafirma o compromisso social do nosso curso e da Faculdade R.Sá com a promoção da cidadania e da dignidade humana. A educação é um dos principais instrumentos de reinserção social, e ver nossos alunos engajados nesse tipo de ação mostra que estamos formando profissionais sensíveis às realidades sociais e comprometidos com a transformação. A ressocialização se fortalece quando o ensino ultrapassa os muros da instituição e chega a espaços onde o conhecimento pode significar um recomeço”, destacou a coordenadora.
A ação teve como objetivo incentivar os internos a continuarem os estudos e se engajarem em programas educativos dentro da unidade prisional, possibilitando também a remissão de pena, prevista em lei, por meio da participação em atividades educacionais e de trabalho.
Um dos programas que integra essa iniciativa é o Leitura Livre, que estimula o hábito da leitura e o desenvolvimento das habilidades de compreensão e escrita. O projeto contou ainda com o apoio da direção da penitenciária e dos policiais penais, que auxiliaram na condução das atividades e na logística dentro da unidade. A proposta reflete o compromisso da Faculdade R.Sá com a formação cidadã e com o incentivo a projetos de extensão que conectam conhecimento e transformação social, fortalecendo o papel da educação como ferramenta de reintegração e oportunidade de novos começos
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