1/5
Buscar
  • faculdadersa

Ações alusivas ao 18 de maio e sobre a Luta Antimanicomial são realizadas pelos alunos de Psicologia

Por: Stefanie Leal

Edição de texto: Ingrid Moura


Na última quarta-feira (18), foi realizada ações alusivas ao dia 18 de maio sobre o combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes e a luta Antimanicomial. Durante o evento, as turmas do curso de Psicologia do 7° período dos turnos tarde/noite, realizaram um recital de poesias, através da disciplina de saúde mental, ministrada pela Professora Janaina Rocha. A atividade aconteceu no gramado da Faculdade R.Sá.


A intervenção teve como objetivo trazer reflexões e discussões acerca de duas lutas, uma em relação ao Maio laranja, mês de luta contra o combate de abuso/exploração sexual de crianças e adolescentes e a outra em relação ao dia 18 de Maio, dia da luta Antimanicomial, cujo lema é “Por uma sociedade sem manicômios”, que foi um movimento iniciado no Brasil, na década de 70, pelos profissionais de saúde mental, nos quais as primeiras ações traziam questionamentos, sobre a forma de como os tratamentos e intervenções eram realizados.

As ações alusivas aconteceram no gramado da Faculdade

A professora do curso de psicologia Janaína Rocha explica que “A luta tem a intenção de desconstruir estigmas relacionados ao adoecimento e a saúde mental e fazer com que as pessoas pensem que os muros dos manicômios podem ser ultrapassados, apresentando estereótipos negativos e trazendo pontos de reflexões”, destacou Janaína.

Professora do curso de Psicologia Janaína Rocha

Os alunos da disciplina de saúde mental, pensaram nessa questão de trazer para instituição essas ações de reflexões, questionamentos e curiosidade.



O aluno do 7° período de psicologia Felipe Carvalho, conta como que as ações foram divididas em três momentos “ a primeira foi realizada na última segunda-feira (16), na Clínica Escola, dando informações a respeito do Maio Laranja e também sobre a luta antimanicomial. O segundo momento, foi pensado não só para trazer essas flores aqui para o gramado, mas para trazer a curiosidade de forma visual, e também a atenção acerca do recital de poemas. E o terceiro momento que ocorrerá na segunda-feira (23), será um sarau, onde traremos diversas formas de expressão, como poemas, canto, cordéis, desenhos, exatamente para mostrar que muitas vezes essas formas de expressão, elas também trazem formas de subjetividade e vozes que querem se expressar”, pontuou Felipe.





35 visualizações0 comentário

© 2006 - 2020 Faculdade R. Sá - Todos os direitos reservados.

Desenvolvedor Web