1/5
Buscar
  • faculdadersa

Abertura do 7º Fórum de Jornalismo discute sobre Jornalismo de Dados e Credibilidade

Por: Maria Gizelly

Acadêmica de Jornalismo


O jornalista Gabriel Zanlorenssi ministrou na noite da última terça-feira (18), a palestra de abertura do 7º Fórum de jornalismo da Faculdade R. Sá. Com o tema “ Jornalismo de Dados e Credibilidade”. Durante a palestra online Gabriel Zanlorenssi falou sobre a sua profissão de editor-assistente de gráficos no jornal Nexo, e também, explicou como o jornalista precisa filtrar as informações para que assim possa ter credibilidade.


Segundo o palestrante Gabriel Zanlorenssi, a quantidade de informações aumentaram bastante, e o jornalismo de dados pode ser aplicado em diversas áreas e com qualquer tema que possua dados. O palestrante também destacou, sobre a credibilidade da informação e como as redes sociais potencializam essas notícias falsas. “Existe Fake News com gráficos manipulados, e existe manipulações nas quais são mais explicitas, e o jornalista ele precisa competir com essa fake news, mostrando as verdadeiras notícias, e esses dados gráficos junto ao jornalismo leva muita credibilidade e informação”, destacou Gabriel.

Gabriel falou sobre a otimização do seu tempo para a análise e produção de conteúdo e o programa utilizado para a produção dos dados gráficos. “Uma coisa muito importante é a questão de ferramentas, a minha equipe é de 5 pessoa, eu, um assistente, um designer e suas duas assistentes, são uma equipe de arte e outra de dados, isso é necessário para que possamos conseguir fazer o que fazemos. A gente tenta usar as melhores ferramentas possíveis para trabalhar com esses dados, eu trabalho com programação, aprendi na faculdade e trabalho com programação voltado para análise de dados, porque existe centenas de linguagens de produção hoje em dia, só que cada linguagem de programação tem um uso para uma área especifica, eu trabalho com a linguagem R, existe outras também, uma famosa é a paython, usar essa programação faz com que a produção seja muito mais rápida”, pontua.

A estudante de jornalismo Aparecida Mota, destaca a importância do evento para os profissionais da área do jornalismo, mostrando assim uma perspectiva diferente. “Foi uma palestra importante para quem não conhece o jornalismo de dados, como eu. Gostei da temática, o palestrante foi bem didático e forneceu dicas boas para quem se identificou com a área”, afirmou.


14 visualizações0 comentário

© 2006 - 2020 Faculdade R. Sá - Todos os direitos reservados.

Desenvolvedor Web