1/5
Buscar
  • faculdadersa

Alunos de Fisioterapia realizam ações para prevenção de vários tipos de câncer no Piauí Shopping

Atualizado: 8 de nov.

Por: Maria Ivonete-estagiária

No último domingo (06), os alunos do 1º ao 4º período do curso de Fisioterapia da Faculdade R. Sá, em parceria com o Piauí Shopping realizaram diversas ações do Projeto Outubro Rosa e Novembro Azul. As atividades realizadas pelos alunos surgiu a partir da Disciplina de Patologia, e teve como tema central a “A informação para uma vida melhor e mais saudável, prevenção contra as principais formas de câncer que afetam homens e mulheres”.


A intervenção realizada no Piauí Shopping contou com 5 Stands, onde os alunos apresentaram orientações sobre Câncer de mama e Colo de útero; Câncer de Pele; Câncer de Próstata; Câncer de Intestino; além de Promoção da saúde (aferição de pressão arterial), prevenção sobre lesões esportivas e cuidados para a prevenção de quedas em idosos.


As pessoas que estavam no Shopping visitaram os stands e escutaram atentamente as informações valiosas repassadas pelos alunos sobre os tipos de câncer que podem afetar mulheres e homens. Além das informações e orientações, os acadêmicos também distribuíram mimos, folders, e realizaram Aferição de Pressão Arterial e testes rápidos como Teste de Glicemia.


O Professor do Curso de Fisioterapia e responsável pela disciplina de Patologia, Mário Mattos falou sobre como ocorreu o processo de preparação e divisão dos discentes para desenvolver essas ações no Piauí Shopping. “É a segunda vez que realizamos esse projeto, e é uma atividade que faz parte da disciplina de Patologia. Durante essa intervenção nós trabalhamos o câncer de mama e próstata, em alusão as campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul, mas, também acrescentamos promoção da saúde, Câncer de Pele e Intestino que são cânceres que afetam ambos os sexos. Os discentes são avaliados através da elaboração de Banners, folders para divulgação e a presença do acadêmico no dia da prática das ações”, explicou.


O Professor Mário Mattos destacou que além da parceria do Shopping, eles receberam o apoio da PS Fit Academia. “Eu gosto de envolver várias atividades nos meus projetos, foi dessa forma, que surgiu nossa parceira com a academia PS Fit, e foi um momento de troca de conhecimento enriquecedora para ambas as partes, principalmente para os alunos do stand de promoção da saúde, pois, eles estavam abordando temáticas como obesidade. E a academia trouxe uma avaliação de musculatura e problemas relacionados a postura”, contou.


Após finalizar as ações o Professor Mário, realizou o sorteio de alguns livros para os discentes que fizeram parte do projeto.

A professora do curso de Fisioterapia, Virgínia Santos responsável por acompanhar os alunos no Stand de Promoção da Saúde falou sobre a importância deste tipo de ação para o aprendizado dos acadêmicos. “Nesse último domingo, (06), tivemos a oportunidade de realizar um evento voltado para estratégias de promoção da saúde através de uma parceria intersetorial entre a Faculdade R. Sá e o Piauí Shopping, local onde ocorreu a implementação das ações educativas. Esse momento foi repleto de aprendizado, onde os discentes sob minha orientação compartilharam informações sobre hipertensão e diabetes, realizaram o teste rápido para mensurar a glicemia capilar e a verificaram a pressão arterial. Ações como essas são importantes pois fortalecem a conscientização da comunidade para um problema de saúde pública com grande impacto para população”, disse.


Professora Virgínia Santos responsável por acompanhar os alunos no Stand de Promoção da Saúde

A Professora Juçara Barroso também esteve presente, acompanhando os alunos no Stand de Avaliação postural e Técnicas de relaxamento.

Professora Juçara Barroso acompanhando os alunos no Stand de Avaliação postural e Técnicas de relaxamento.

Os alunos representantes da Liga Acadêmica de Fisioterapia em Terapia Intensiva e Hospitalar –LIFTIH, participaram do evento entregando panfletos informativos sobre os cuidados paliativos em pacientes oncológicos.


O Coordenador do Curso de Fisioterapia, Jorge Araújo avaliou a participação dos alunos nas ações realizadas durante o projeto. “A preparação para o evento ocorreu durante as aulas de Patologia, onde eles discutem sobre essas temáticas de saúde. Então, essa intervenção é um projeto, em que os nossos alunos produzem informações a respeito das doenças, é um momento de suma importância para eles, pois, eles saem da zona de conforto, onde eles só escutam sobre os temas”, pontuou.



Confira mais fotos do evento aqui!

110 visualizações0 comentário

© 2006 - 2020 Faculdade R. Sá - Todos os direitos reservados.

Desenvolvedor Web