1/5
Buscar
  • faculdadersa

Alunos do 7° período de Direito realizam aula prática sobre Direito Processual do Trabalho

Por: Stefanie Leal


O professor e coordenador do curso de Direito Adriano Borges, desenvolveu uma aula prática da disciplina de Direito Processual do Trabalho, para as turmas do 7° período do curso de Direito. A experiência serviu como uma oportunidade para os alunos vivenciarem como são na prática as audiências de instituição trabalhista. A simulação foi realizada no Auditório da Faculdade R.Sá.


Durante a aula prática o professor Adriano Borges explica que a disciplina de Direito Processual do Trabalho, é voltada para a introdução ao processo do trabalho e estuda a história, o princípio de trabalho até a audiência trabalhista e o processo em primeiro grau. “Os alunos tiveram toda teoria durante o semestre 2021.1, onde estudaram todo o processo do trabalho em primeiro grau, desde a fase de competências, reclamação trabalhista, de defesa e sentença, e para o fechamento da disciplina se deu com a efetividade dessa aula prática desses conhecimentos teóricos da disciplina. A participação dos alunos foi dividida através de sorteio, de forma aleatória, onde a turma foi dividida em três equipes, os reclamantes, os reclamados e a parte da vara de trabalho”, pontuou.


O coordenador abordou também que aulas como essas servem para se obter mais conhecimentos, “É importante você tentar relacionar aquilo que você vê na teoria, com a forma de exercício prático. Então, como nós estamos saindo de um período pandêmico, onde as audiências ainda estão mitigadas, muito de forma virtual, é uma oportunidade do aluno vivenciar o nervosismo, a preocupação, e todo um roteiro de preparação para as audiências de instituição trabalhista após o mercado de trabalho, que o aluno possa ter uma experiência mesmo que simulada, para que ele não chegue na hora sem entender o rito, sem entender todo o trâmite” explicou.


A aluna Iara Portela, do 7° período do curso de Direito, ressaltou que aulas práticas como essas são muito enriquecedoras para os alunos, porque como futuros operadores do direito podem sentir, na realidade como acontece passo a passo da audiência, “O professor procurou buscar todo o passo a passo dos procedimentos, que já tá até um pouco em desuso por causa dos processos eletrônicos do PJE, o estudo é muito online, mas ele procurou resgatar lá do comecinho dos primeiros procedimentos, para nós alunos termos a vivência de observarmos e contemplarmos toda essa audiência trabalhista, mesmo que de forma simulada”, disse.


A acadêmica ainda explicou que a atividade foi emocionante e enriquecedora, e principalmente ter a função de juíza. “Já que é uma responsabilidade muito grande, ter que manter a ordem, sendo imparcial, e ainda mais junto com os amigos sempre tendo aquele medo de como é que vai ser, de como é, o nervosismo é muito grande”, finalizou Iara.




3 visualizações0 comentário

© 2006 - 2020 Faculdade R. Sá - Todos os direitos reservados.

Desenvolvedor Web