1/5
Buscar
  • faculdadersa

Conheça legado da ex-professora da Faculdade R.Sá que recebeu homenagem póstuma em Pernambuco

Por: Maria Ivonete

A ex-professora da Faculdade R. Sá Anita Aline Albuquerque Costa, recebeu uma homenagem póstuma através do Memorial Notáveis Cientistas de Pernambuco. A Faculdade R. Sá resolveu contar um pouco da trajetória desta grande educadora, que deixou um legado de extrema relevância para o crescimento acadêmico da IES.

O Memorial Notáveis Cientistas de Pernambuco faz parte do Projeto de Lei n°13.176, promulgada pela Assembleia Legislativa em 27 de dezembro de 2006, que criou o memorial para homenagens póstumas a cientistas pernambucanos, que tenham deixado relevantes contribuições para o Estado, nas diversas áreas do conhecimento. O projeto voltou a promover as homenagens depois de uma pausa de dois anos por conta da Covid-19. E no mês de agosto divulgou a lista com os seis homenageados do biênio 2020/2021, e entre eles estava a ex-professora da Faculdade R. Sá, Anita Aline Albuquerque Costa.

Já são 48 cientistas homenageados desde o início do projeto. Todos eles passam a compor a Caravana Notáveis Cientistas de Pernambuco que, possui totens e jogos educativos, e circula junto com o Ciência Móvel – programa itinerante do Espaço Ciência.


Professora Anita Albuquerque - ex professora da Faculdade R.Sá

Quem foi Anita Albuquerque?

Anita Aline Albuquerque Costa nasceu em 6 de janeiro de 1931, no Recife. Iniciou sua vida profissional na área de nutrição e graduou-se em Serviço Social em 1962. Anita passou a compor o corpo docente da UFPE em 1971, integrando uma geração de professores que teve um importante papel na resistência ao golpe militar. Ajudou a criar o Mestrado em Serviço Social da UFPE e em seu doutorado, na PUC, estudou as relações capital/trabalho na realidade rural. Sua dedicação à pesquisa gerou a criação e consolidação do primeiro grupo de pesquisa em serviço social da UFPE – o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Sociais e Direitos Sociais (NEPPS).

Em 2009, obteve o título de professora emérita da UFPE. Anita Aline Albuquerque Costa faleceu em 5 de Janeiro de 2016, deixando um filho, Marcelo Aires, a nora Cristina, e três queridas netas – Mariana, Juliana, Luciana, e ex-alunas e ex-alunos que reconhecem o seu legado na construção de um conhecimento crítico, voltada à construção de direitos sociais e na consolidação de um serviço social voltado às necessidades sociais em Pernambuco.


Legado para Faculdade R. Sá

Na Faculdade R. Sá, no ano de 2008 a professora Anita foi responsável pelo pioneirismo de programas de Pós-graduação, Mestrado e Doutorado do curso de Serviço Social, trazendo pela primeira vez esses programas para o Piauí. Durante os anos de 2008 e 2011 ela atuou como Coordenadora e Professora do Mestrado em Serviço Social da Instituição, promovendo a interiorização da pós-graduação na Universidade.


A Vice-diretora da Faculdade R. Sá, Roberta Mara, destacou a importância do legado que a Professora Anita deixou para a Instituição. “O legado que a Professora Anita deixou para a Faculdade R. Sá, foi a Interiorização da Pós-graduação, que é a formação da educação continuada. Antes do MEC autorizar os Mestrados e doutorados institucionais formalmente autorizados pela CAPES, Anita como mulher e defensora da educação buscava sempre trazer pesquisa para o interior do Nordeste. Então, para a R. Sá ela teve um marco importante, que foi o 1° Mestrado Interinstitucional do Piauí, que só aconteceu porque ela realmente acreditou e confiou no potencial da Região e da Faculdade R. Sá, além da capacidade de desenvolvimento e progresso através da educação”, explicou Roberta Mara.

Roberta Mara - vice -diretora da Faculdade R.Sá

Roberta Mara acredita que a homenagem no “Memorial Notáveis Cientistas de Pernambuco 2021”, nada mais é que o reconhecimento merecido da profissional e pessoa que Anita foi. “O prêmio é um reconhecimento da força e coragem que a Professora Anita, exerceu dentro do âmbito da produção científica, pois ela deixou um legado importante para a ciência, através de publicações de diversos artigos relevantes para a sociedade. A Faculdade R. Sá agradece a grande Colaboradora, Professora e Pesquisadora que Anita foi”, ressaltou Roberta.

A Professora Remédios Beserra, que vivenciou de perto esse momento falou sobre as contribuições e entusiasmo da professora Anita em trazer para a Instituição o mestrado. “O Mestrado em Serviço Social da Faculdade R. Sá foi realizado entre 2008 a 2011, e sem a contribuição da Professora Anita não teria vindo, pois, ela era uma pessoa revolucionária e entusiasmada, e como ela já tinha ocupado todas as funções na Universidade Federal do Pernambuco no curso de Serviço Social e era muito respeitada, foi por esse motivo que a universidade aceitou em realizar um mestrado no interior do Piauí. Foi uma pessoa que batalhou muito promovendo articulações pelo curso”, contou a Professora Remédios.

Remédios Beserra - professora da Faculdade R.Sá

A Professora da Faculdade R. Sá, Maria José, falou sobre a experiência de ter tido a ex-professora Anita Albuquerque como orientadora no Mestrado em Serviço Social. “Falar da Professora Anita é uma tarefa fácil e difícil ao mesmo tempo, pois, ela era uma pessoa transformadora, que possuía conhecimento grandioso em diversas áreas. Então como orientadora ela contribuiu bastante para meu aprendizado, pois conhecia diversos autores, textos e conteúdo, além de ser uma professora que amava a pesquisa”, pontuou a Professora.

Maria José- Professora da Faculdade R.Sá

Confira as informações e fontes aqui!


Confira homenagem do espaço ciência!


Anita Albuquerque - ex professora da Faculdade R.Sá

71 visualizações0 comentário

© 2006 - 2020 Faculdade R. Sá - Todos os direitos reservados.

Desenvolvedor Web