faculdadersa
Curso de Psicologia realiza Roda de Conversa "Protagonismo feminino e implicações na Saúde mental"
Por: Edislene Macedo – acadêmica 4ª período de Jornalismo
Na noite da última quarta-feira (08), data comemorativa ao Dia Internacional da Mulher, foi realizado no auditório da Faculdade R.Sá, através do curso de Psicologia, uma roda de conversa com a temática “A dor e a delícia de ser o que é”: protagonismo feminino e as implicações na saúde mental, ministrada pela Delegada de Polícia Civil PCPI, Maria Robianne, e a Assistente Social Jakeline Borges. O evento foi conduzido pelas acadêmicas do 7º período, dos turnos tarde e noite da IES, da disciplina Psicologia e Saúde mental, ministrada pela professora Janaína Rocha.
O evento também faz parte da programação intitulada “Março de Luta das Mulheres”, que teve como objetivo construir um mês inteiro de lutas, através dos movimentos sociais e populares, sindicatos e comunidade acadêmica de Picos, uniram-se e estão realizando uma agenda de atividades, como rodas de conversa, mesas redondas, palestras e ações de rua.

A roda de conversa realizada pela instituição teve como intuito debater sobre as lutas das mulheres na sociedade. Desta forma, a Faculdade R. Sá proporcionou este momento entre as profissionais da área e os alunos para salientar as políticas públicas de apoio ao público feminino. Durante o evento, a Delegada relatou sobre dúvidas ao atendimento na área policial, os procedimentos e acompanhamento dos processos, acerca das vítimas de violência.
A Delegada Maria Robianne ainda falou da relevância em aborda sobre a luta das mulheres na instituição “É um trabalho importante para conscientização principalmente no âmbito universitário, no meio dos profissionais que no futuro iram atender vítimas de violência. É um debate importante para os acadêmicos e acadêmicas dos cursos aqui presentes, e que vão provocar reflexões que vão refletir na sua atuação no mercado de trabalho”, disse a delegada.

A Assistente Social Jakeline Borges avaliou a importância de discutir o tema juntamente com a Delegada, para conscientizar as pessoas em questões de violência contra mulher e da saúde mental “Considero de extrema importância tendo em vista que a política de assistência social paga a viabilização dos direitos socioassistenciais de mulheres. Seria hoje com a delegada muito importante, porque a gente passa a refletir e compreender como funciona o sistema de segurança na delegacia” explicou.

Durante o debate, Jakeline Borges trouxe mais reflexões sobre a importância da mulher na sociedade, a evolução dos movimentos sociais, das lutas. E destacou sobre as conquistas dos direitos, e os desafios que ainda existem para as mulheres na luta pela igualdade social.

Na oportunidade a Professora de Psicologia, Janaina Rocha, destacou a importância de eventos como esse, “É trazer essas discussões sobre a importância dos direitos das mulheres, a importância de falar sobre as questões que são estruturadas, ou seja, com a sociedade acaba que a gente é vítima de muitas questões que envolve violência, diminuição de nossos direitos. Trazer isso para dentro da universidade justamente porque é um espaço que de forma alguma isso favorece os profissionais. Essas discussões são necessárias justamente para gente conseguir com que aquele profissional, dê uma olhada muito mais sensível e muito mais respeitoso politicamente para estrutura feminina”, concluiu.
