1/5
Buscar
  • faculdadersa

Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifor contribui para a inovação na promoção da saúde

Se a saúde sempre foi prioritária para os cientistas e para a comunidade em geral, com a pandemia de Covid-19, esse tema se tornou ainda mais central. Um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é exatamente saúde e bem-estar (ODS3), cujo intuito é “assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”. Para atuar nessa área, é necessário que cada vez mais pessoas estejam capacitadas a trabalhar de forma transdisciplinar e interdisciplinar e a colaborar na formação de novos profissionais.

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza vem cumprindo esse papel ao desenvolver as habilidades de quem pretende exercer pesquisa e docência no ensino superior na área de Saúde e aprimorar a atuação profissional nos vários contextos. Egressos do mestrado e doutorado da área têm atuado para contribuir na realização de ações que atendam aos desafios da saúde global. Saiba como se inscrever no mestrado e no doutorado em Saúde Coletiva.

A professora Mirna Frota, coordenadora do Programa, destaca a importância da formação de profissionais para atuar na promoção da saúde e nas pesquisas relacionadas ao tema. “A promoção da saúde apresenta planos de produção da saúde, tendo a influência direta dos determinantes sociais na saúde. Sendo assim, a promoção da saúde tem muito a dizer sobre o enfrentamento da pandemia, pois anunciou várias estratégias visando garantir a saúde, superar desigualdades, incentivar o trabalho em rede, sobretudo a solidariedade mundial. É inconcebível fazermos a travessia dessa pandemia sem o investimento em pesquisas na área da saúde coletiva”, destacou a professora, que tem pós-doutorado em Saúde Coletiva.


Formação que faz a diferença

A trajetória de egressos do Programa demonstra os diferenciais que a formação stricto sensu pode trazer para a carreira e para os serviços prestados à sociedade. Para o médico Leonardo Maia, mestre e doutorando em Saúde Coletiva pela Unifor, a formação representou novas oportunidades. “Fazer pós-graduação na UNIFOR além de proporcionar progressão na minha carreira profissional elevou meus conhecimentos científicos e ampliou meu network”, disse Leonardo. O médico que cursou graduação em Medicina na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e residência em Endocrinologia e Metabologia pelo Hospital das Clínicas da UFPE (HC-UFPE) é professor do curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí.

A nutricionista Vanessa Silveira também ressalta a importância da formação no mestrado em Saúde Coletiva para a própria trajetória profissional. “Com a entrada no Mestrado em Saúde Coletiva da Unifor, aprimorei ainda mais meu conhecimento e a minha rede de apoio. Foi a partir da Unifor que consegui meu primeiro emprego no hospital e, por me destacar na área da pesquisa, ingressei também na área acadêmica, como coordenadora de cursos de graduação e professora universitária”, explica Vanessa. A nutricionista tornou-se empresária há três anos e atua como CEO de uma clínica de emagrecimento e bem-estar nos Estados Unidos.

Estude na melhor

No Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Unifor, são formados docentes e pesquisadores na área da Saúde Coletiva, capazes de articular pesquisa, ensino e extensão de forma interdisciplinar e transdisciplinar com vistas ao desenvolvimento científico e tecnológico. O Programa valoriza o potencial científico, filosófico, cultural e ético, e desenvolve a liderança dos alunos para atuação nos diferentes contextos da saúde.

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva tem como objetivos desenvolver estratégias de ensino e pesquisa visando à inovação e a tecnologia e elaborar trabalhos científicos a fim de publicação nos diferentes meios de comunicação. Ao mesmo tempo, visa intervir nos ambientes sociais e políticos com atividades que favoreçam a saúde e o bem-estar da população, e também desenvolver pesquisa com a utilização das abordagens epidemiológicas, sociais e antropológicas.

Serviço:

Seleção para a Pós-Graduação em Saúde Coletiva Edital R. Nº 11/2021 > Requerimento de inscrição do Mestrado > Requerimento de inscrição do Doutorado Modelo do projeto de pesquisa Inscrições: até 5 de novembro de 2021 Pelo e-mail secretariapgss@unifor.br Mais informações: (85) 3477.3219

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

As provas de segunda chamada da Faculdade R.Sá acontecem amanhã sábado (21), de forma presencial no horário das 08h ás 12h. Os alunos que solicitaram requerimento no aluno online para realizar a prova

© 2006 - 2020 Faculdade R. Sá - Todos os direitos reservados.

Desenvolvedor Web