top of page
1/5
Buscar
  • faculdadersa

Role Play é realizado em sala de aula como técnica de aprendizado para ensino jurídico

O Role Play tem se tornado ferramenta fundamental desenvolvida dentro da sala de aula dos acadêmicos do curso de Direito da Faculdade R.Sá. A professora Francisca Brito, que ministra a disciplina de Direito da Família, organizou 2 Role Play com acadêmicos do 7º período do turno noturno, com o tema “O Instituto de Separação Judicial pós Emenda Constitucional n.66/2010” e do 8º período do turno da tarde, com o tema “ O Instituto da Cessão Herança e Interdição do herdeiro conforme artigo 1793 do Código Civil de 2002”.


De acordo com a professora Francisca Brito o Role Play é uma nova forma de ensino jurídico, e está relacionado a metodologia ativa, os cursos jurídicos clama por novas metodologias, em virtude da complexidade dos problemas, principalmente no curso de Direito.


“Então o Role play ele surge como esta nova metodologia, mostra-se relevante, porque através desse método a gente consegue simular práticas próprias da disciplina do Direito. Assim, esse método, ele proporciona um maior engajamento dos alunos. E em especial, eu procurei temas que causem discussões no meio jurídico. Eu trabalhei já antecipadamente, eu levei para os alunos textos que tratassem do assunto, para que os alunos pudessem ler e discutir em grupos e depois eu coloquei uma situação problema do cotidiano, e fiz a divisão dos alunos em grupos”, explicou.


Em um dos Role Play realizado com os alunos a acadêmica Venância do 7°período do curso de Direito explicou como o grupo da Defesa do caso colocado em questão no Role Play foi organizado pelos alunos.


“Nosso principal argumento no Role play foi a emenda 66 de 2010, essa emenda ela veio a abolir a separação judicial, que foi prevista com direito a ação de divórcio. Ela surgiu com a lei de divórcio, a lei 6515 de 77, e o código civil de 2002 ainda trouxe a separação judicial, trazendo alguns requisitos da separação que seria: 1 ano para divorcio indireto, e 2 anos para divorcio direto. Com isso, a emenda constitucional 66 de 2010 aboliu tais requisitos, que não há mais requisitos há concessão de divórcio. O Direito sempre acompanhou as mudanças em sociedade, então como a sociedade mudou, o Direito também mudou, e assim, tenta normalizar as regras em sociedade”, disse Venância.


Para o acadêmico Wenersamio Araújo do 7 período o Role play é um momento único e peculiar que a gente está vivendo na faculdade, onde temos a oportunidade de colocar em prática tudo aquilo que a gente vem aprendendo ao longo do período, na disciplina de direito da família, onde a nossa professora nos trouxe um caso prático. “Aqui neste caso defendemos a Lara, ela era casada com Josué, e passaram por alguns problemas financeiros. A Lara foi procurar refúgio na religião , entrou numa igreja. Josué chegou em casa altamente bêbado e acabou agredindo a Lara. Ela, então procurou os advogados em busca de uma separação. Por conta dessa religião dela, que não permite a questão do divórcio, a gente defendeu que ainda hoje é possível sim, ter o caso da separação judicial, mesmo após a emenda constitucional 66 do ano 2010. Então a gente trouxe vários argumentos, jurisprudências, e várias doutrinas, e citando pincipalmente a questão do código civil”, explicou.


“É bem gratificante, porque hoje a gente encontra-se no sétimo período e daqui uns dias a gente realmente vai está vivendo o dia-a-dia da nossa profissão. Esta é a primeira vez que participo dessa parte prática, e tenho certeza que será de grande valia e aprendizado, tanto a parte que a gente estudou como a que os colegas apresentaram para gente”, ressaltou o acadêmico.


Ainda de acordo com a professora Francisca Brito o Role Play alcança um maior grau de engajamento. “Eu vejo ele como um método muito mais efetivo, então é extremante útil, como uma ferramenta que vai construir alternativas a uma crise do ensino jurídico , porque na realidade o aluno, ele passa boa parte do curso de direito analisando leis, artigos e de forma bem tradicional. Então, essa é uma nova forma de implementação de conhecimento em sala de aula”, relatou.



Confira fotos Role Play 7º Período

Confira fotos Role Play 8º Período

41 visualizações0 comentário

© 2006 - 2020 Faculdade R. Sá - Todos os direitos reservados.

Desenvolvedor Web

bottom of page