faculdadersa
São José do Piauí sedia II Run Capadócia com registro de público dobrado e novos percursos
Por: Glenda Leal (4º período)
Fortalecendo o esporte da macrorregião de Picos, a 2ª edição do Run Capadócia foi realizada no último domingo (4), em São José do Piauí. Finalizada com sucesso, o evento, organizado por Genilson Rodrigues, contou com um novo percurso e a presença quase dobrada de participantes em relação ao ano anterior, quando foi dado o pontapé em uma das paisagens mais bonitas do Piauí.
O prefeito de São José do Piauí, Admaelton Bezerra, enfatizou o conhecimento do trabalho na pasta e aumento do público participante. Deixando claro que a cultura é parte da cidade. O gestor do município ainda pontuou as ações de incentivo aos jovens, trabalhando a educação integral e fortalecendo a prática esportiva para atrair a atenção e interesse do público.
"Nós temos uma preocupação muito grande com o esporte do nosso município. Estamos na segunda edição da Run Capadócia e fazendo a Picos Pro Race em algumas edições. Ficamos felizes porque incentivar o esporte é uma forma de ocupar os adolescentes nas escolas com ensino integral e atrair para o esporte. A cultura faz parte do nosso município", afirmou o prefeito.

O jornalista Antônio Rocha, correspondente da Rede Clube na cidade de Picos, participou da edição e esteve ansioso durante todo o trajeto. O profissional destacou que o momento, além de possibilitar uma dupla-função como comunicador e atleta, também serve para interagir e conversar com os participantes do evento.

"É uma alegria muito grande, conseguimos fazer essa 'dobradinha' como comunicador e como atleta. Fico muito feliz de participar de um momento como esse, mostra toda a integração não só aqui da região centro-sul, mas de outras partes do nosso estado. É valorizar a corrida, o esporte e a saúde", frisou Antônio.
Diretamente da Bahia, Pedro Alves, mais conhecido como Pedro Superação, já é personagem cativo nas competições esportivas do Piauí juntamente das suas muletas, objetos necessários para a prática, considerando que é uma pessoa com deficiência. Levando uma mensagem de dedicação e vontade, Pedro contou que em três anos e meio, já participou de 104 torneios, porém o frio na barriga e o ânimo é sempre como se fosse a primeira.
"Essa é a 104ª em três anos e meia que eu corro, mas, para mim, é como se fosse a primeira. Estive aqui ano passado, era outro percurso, então hoje é tudo novo, a paisagem é nova, o clima está diferente e a emoção é única. Só quem corre sabe como é gostoso estar presente em uma prova dessa e fazer parte de um evento como esse. Falar sobre corrida é falar sobre emoção, cada uma, é uma experiência diferente", destacou Pedro.

Prestigiando os eventos do centro-sul piauiense, Daniel Freitas, organizador da Picos Pro Race, principal competição de mountain bike do Norte-Nordeste, elogiou a organização da Run Capadócia e, observando o número de pessoas presentes, acredita que a população tem entendido a importância do esporte não só para o turismo local, mas para a qualidade de vida.
"Ficamos muito felizes de estar mais uma vez aqui na Run Capadócia. É um evento brilhante e que, ano passado, foi um sucesso. Neste ano, estou maravilhado com a quantidade de pessoas, quase dobrou o número de participantes e isso é muito importante para o esporte da nossa região, turismo e incentivo às pessoas a buscarem qualidade de vida", disse.