top of page
Buscar
  • Foto do escritorfaculdadersa

XIV SEIF discute sobre avanços e desafios do Fisioterapia com palestras e minicursos

A XIV Semana de Exposição e Informação em Fisioterapia – SEIF da Faculdade R.Sá realizou este ano um evento recheado de muito conhecimento através das palestras e minicursos. A temática trabalhada foi “Avanços e Desafios da Prática Profissional”. No primeiro dia de evento contou com a palestra de abertura “ As múltiplas atuações de um fisioterapeuta: oncologia, pesquisa e gestão”, ministrada pelo Fisioterapeuta Gabriel Mauriz.


Durante a palestra Gabriel Mauriz falou sobre a área de atuação do fisioterapeuta, na oncologia por exemplo, ele destacou a importância do fisioterapeuta, e quanto o conhecimento cientifico faz toda a diferença na abordagem da fisioterapia, incentivando os participantes da SEIF para que possam ter na evidência cientifica, ter no estudo, as formas e as escolhas de tratar.


“Falamos também da pesquisa, que é um diferencial muito grande, em qualquer profissão, mas na fisioterapia tem mostrado, que tem apresentado resultados, principalmente quando você tem o teu paciente visto de maneira integral e visto como um todo e, nós vamos realmente desenvolvendo pesquisa, e vamos estar trazendo bons resultados. E falamos ainda sobre a oportunidade que o fisioterapeuta pode ser sim um gestor, trabalhar com a saúde pública e conseguir ocupar o seu espaço. Apesar de todos os desafios, desde que você busque também o conhecimento. E finalizamos, incentivando os alunos, mostrando o quanto é importante a pesquisa, a produção, o quanto é importante aproveitar as oportunidades da instituição, dos professores, porque é o diferencial na formação, que vai fazer toda a diferença no mercado de trabalho”, destacou.


Gabriel Mauriz - fisioterapeuta

O professor do curso de Fisioterapia da Faculdade R.Sá Mário Mattos também destacou a necessidade da apresentação de trabalhos científicos, e segundo o professor “A SEIF começou em 2009, o curso tem 13 anos e a SEIF tem 14 exatamente por isso, porque a gente conseguiu fazer um evento antes do 1 ano de curso. Já tivemos apresentação e trabalhos, e ao longo do tempo a gente foi modificando, e a gente nota que é importante a participação dos alunos”.


“A SEIF é um evento feito para os alunos e pelos alunos, então a gente tem essa importância dessa interação, até da opinião do aluno, dos minicursos. Eu acredito que o minicurso em si, apesar dele ser muito curto, ele abre portas, ele abre horizontes, principalmente para os alunos que estão iniciando o curso, porque ele tem aquela visão muito limitada. E o minicurso vai plantar uma semente, que muitas vezes vai ser colhida lá no TCC. Tanto que nos minicursos a gente até tenta trazer uma gama grande de minicursos, até que nesse espaço curto, muitas vezes de 4 horas o aluno possa entrar em contato não só com a parte teórica, mas com novas práticas, que geralmente ele só vai ter acesso nos períodos a frente, então ele já adianta e já vai abrindo esse universo dentro da fisioterapia”, explicou Mário.


Para o coordenador do curso de Fisioterapia Jorge Araújo a abertura da SEIF foi muito válida. “Graças a Deus a agente conseguiu trazer para dentro da proposta do evento todos os períodos do curso com um palestrante de grande renome, o Gabriel, que trouxe para gente uma palestra a respeito das novas tendências da fisioterapia, como oncologia, a gestão e como a pesquisa e isso traz para gente o sentimento de felicidade e de dever cumprido, já que conseguimos trazer esse nível de informação para os alunos aqui da Faculdade”, destacou Jorge.


No segundo dia de evento a SEIF contou com vários minicursos como: Avaliação e protocolo de tratamento na lesão de ligamento cruzado anterior, O uso de kinesio taping para analgesia em pacientes com Hérnia de Disco, Fisioterapia gestacional - acompanhamento fisioterapêutico no pré- parto, Liberação miofascial aplicado a Quiropraxia, Principais tecnologias na reabilitação e Drenagem linfática associada ao detox corporal.


Durante os minicursos os alunos aprenderam com profissionais que demostraram um pouco da prática do profissional de fisioterapia em diversas áreas.


O encerramento da SEIF contou com a mesa redonda com o tema “Injetáveis na fisioterapia”, com o fisioterapeuta Denilson, o momento foi conduzido pelo professor Jorge Araújo e o acadêmico do 7º período do curso de fisioterapeuta Djavan Gonçalves.


Para a acadêmica Vitória Lacerda do curso de Fisioterapia a SEIF foi ótima, já que foram abordadas temáticas bastante importantes, essa questão da pesquisa é algo que precisa ser realmente ser enfatizado, que as vezes a gente como o aluno deixa muito a desejar, é realmente importante que seja cada vez mais enfatizado a introdução do ensino e na pesquisa.


“Eu já estou no 8°periodo, e eu vim realmente abrir os meus olhos para isso, uma média de dois períodos atrás, mas fica a dica o quanto é importante a introdução nessa questão de pesquisa desde os primeiros períodos, porque nossa vida profissional futura requer muito que nós estejamos atentos a essa questão de ensino”, concluiu Vitória.

Confira fotos do 1° dia de SEIF

Confira fotos do 2° dia de SEIF

17 visualizações0 comentário

© 2006 - 2020 Faculdade R. Sá - Todos os direitos reservados.

Desenvolvedor Web

bottom of page