XV Semana de Iniciação Científica da Faculdade R.SÁ foi realizada com sucesso

Com 824 inscritos a XV Semana de Iniciação Científica da Faculdade R.Sá realizou durante os três dias de evento discussões importantíssimas com palestras, minicursos e apresentação de trabalhos. Em formato webinar com o tema “O Futuro das Profissões: Desafios e Oportunidades”, a Semana Científica superou as expectativas, proporcionando aos participantes a oportunidade de estreitar as relações entre as disciplinas, os cursos e áreas do conhecimento.

Alunos da Faculdade R.SÁ e de outras instituições, bem como acadêmicos e profissionais de outras cidades participaram do evento, trazendo questionamentos e interagindo através do You Tube da Faculdade.

A abertura oficial contou com a participação da Vice-Diretora da Faculdade R.Sá, Roberta Mara de Deus Urtiga, o Procurador Institucional da IES, Auderi Martins, a coordenadora do Núcleo de Graduação Socorro Rodrigues, professores e representantes da comissão organizadora.

O professor Rafael Xerez e a professora Ana Virgínia realizaram a abertura do evento com as palestras “ O ser humano e a máquina: reflexões sobre o pós-humanismo e suas repercussões no mundo do trabalho e a “ “Precariedade, informalidade e pobreza: desafios para a universalização do trabalho decente.

De acordo com a representante da comissão organizadora, a professora Jackeline Moura, A XV Semana de Iniciação Científica da Faculdade RSá trouxe como tema O futuro das profissões: desafios e oportunidades no formato integralmente online, onde discutiu-se sobre transformações no mundo do trabalho, desafios e tendências. “Com uma ampla programação, o evento, ao longo de três dias, conseguiu debater temas pertinentes aos nove cursos da instituição a partir dos grupos de trabalhos e das oficinas desenvolvidas. Mesmo no período pandêmico, a XV Semana de Iniciação Científica buscou uma forma de se reinventar, atentando-se sempre a qualidade de sua programação visando assegurar a toda comunidade científica debates afiados e sintonizados com as transformações do tempo presente”, destacou Jackeline.

O segundo dia de programação contou com a palestra “O futuro das profissões: empreendedorismo e inteligência emocional” com os palestrantes Tiago Bomfim Claudino e Victor Camargo Rossini. No período da tarde foi realizada a apresentação de trabalhos, foram 57 trabalhos inscritos.

O encerramento da XV Semana da Científica contou com minicursos onde foram discutidos temas variados. E na noite de ontem foi realizada a palestra “Desafios profissionais em tempos de pandemia: desenvolver comportamentos para se destacar no contexto atual” ministrado pelo profissional Atila Araújo de Brito Melo.

A coordenadora do Núcleo de Pós-Graduação da Faculdade R.Sá, Flávia Marcelly, explicou que a Semana de Iniciação Científica da Faculdade R.Sá buscou a promoção de debates a nível acadêmico ao trazer o fomento das reflexões sobre o Futuro das Profissões: Desafios e Oportunidades, e consolida um evento com riquíssimas trocas entre pesquisadores, docentes e alunos. Um evento científico é uma oportunidade também de amadurecimento do aluno frente a importância de se fazer ciência baseada evidências empíricas.

A Faculdade R.SÁ há 15 anos reúne pesquisadores docentes e discentes de diferentes áreas de conhecimentos, vinculados a diversas instituições de ensino superior do brasil, em busca de disseminar as atividades de pesquisa realizadas nos cursos de graduação e pós-graduação, através da semana de iniciação científica, contribuindo para a integração ensino-pesquisa de forma multidisciplinar.

O valor arrecadado com as inscrições de submissão de trabalhos será revertido para ações sociais.

Confira mais fotos aqui