faculdadersa
XVII Semana Científica é marcada por apresentações de trabalhos, minicursos e palestras
Atualizado: 13 de jun.
Por: Glenda Leal (4º período) e Jamile Bezerra (2º período)
A XVII Semana de Iniciação Científica contou com discussões relevantes durantes os três dias de evento acerca do tema “Ciência e Tecnologia: Reflexões Éticas e sociais”. Palestrantes de renome nacional participaram do evento, assim como profissionais das diversas áreas do conhecimento.
Na última quinta-feira, (01) o segundo dia da XVII Semana de Iniciação Científica da Faculdade RSÁ foi realizada a apresentação dos artigos científicos e a palestra magna com Izabel Cronemberger. Além de muito conhecimento disseminado, a comissão organizadora e os profissionais da instituição avaliaram positivamente todo o evento.
À tarde, o evento iniciou com a socialização de artigos científicos. A professora do curso de Serviço Social, Jackeline Moura, exemplificou o processo da organização da Semana, frisando a expectativa para a realização em todas as áreas dos cursos da faculdade e o incentivo dos professores para a produção de conteúdos científicos.

"Tivemos as apresentações dos grupos de trabalhos, atualmente contamos com oito ativos que abarcam todas as áreas. Passamos o ano realizando pesquisas dentro das disciplinas, incentivando a produção de artigos científicos. Nós incentivamos porque temos o compromisso da disseminação de conhecimento. Não basta produzir apenas dentro das nossas disciplinas, se não fazemos esse processo de socialização da pesquisa científica", pontuou.

A vice-diretora, Roberta Mara, avaliou positivamente o engajamento de todos os membros da organização e participantes. Segundo ela, o evento juntou estudantes da instituição e egressos, bem como profissionais de outras instituições, para a produção e disseminação de artigos, sendo a melhor forma para entregar ensino ao ensinar.
"Avalio positivamente o engajamento dos professores, alunos e comunidade externa que pode prestigiar e elevar o evento da semana científica com as apresentações. Conseguimos agregar o ensino ao ensinar, é um momento muito instigante para gerar novas pesquisas para que esse mundo de conhecimento não findar", destacou a vice-diretora.
Durante a noite, a palestrante Izabel Herika Cronemberger, doutora em Políticas Públicas, trouxe em sua fala a temática 'Humanidades digitais: ciências humanas, sociais, tecnologias e reflexões éticas do tempo presente'. Izabel parabenizou a organização do evento e acredita que conseguiu tocar os alunos, proporcionando a desconstrução.
"Primeiro, quero parabenizar pela organização da Semana Científica, pois é um marco dentro da consolidação do sistema de ensino, que faz parte da construção científica da instituição. Nós conseguimos tocar ao termo de proporcionar reflexões", afirmou a palestrante.

Em sua oportunidade, Izabel trouxe a pauta do 'sair da caixa' e ser um profissional ou estudante ativo no campo. Apesar de ser um desafio, é a capacidade de conhecer um mundo totalmente fora da própria bolha, tendo compromissos e técnicas.
"A saída da caixa é um desafio para todos nós, nossas formações. A partir do momento que temos um olhar meramente endógeno para o que fazemos, não nos permitimos ver outras questões que afetam a humanidade. O sair da caixa é a capacidade de você desbravar o mundo, ter responsabilidade, compromisso, técnica e saber o que está levando", completou.
No último dia de evento, (02) no período de tarde, teve os minicursos que contou com profissionais de diferentes áreas. E no turno da noite o encerramento da XVII Semana Científica foi com a palestra “Empreendedorismo em saúde funcional ", ministrada pelo fisioterapeuta kelson Gomes, e para fechar com chave de ouro foi realizada a entrega simbólica dos trabalhos premiados em cada GT, na edição deste ano.








