Alunos e professores do Curso de Jornalismo conquistam 1º lugar em Concurso de Artigos na Semana de Comunicação da UESPI

O Instituto de Educação Superior Raimundo Sá tem como um dos principais pilares acadêmicos, a pesquisa. Logo nos primeiros semestres os discentes já são incentivados a pesquisar. É com essa dedicação aos pilares bases de uma educação de qualidade, que alunos e professores do Curso de Jornalismo foram destaque no concurso de Artigo e produções Audiovisuais da Semana de Comunicação da Universidade Estadual do Piauí, campus de Picos (UESPI).

Premiações que os alunos e professores do Curso de Jornalismo conquistaram (Foto: Ivonete Reis)

A acadêmica do 5° período do Curso de Jornalismo, Nayara Paiva, uma das autoras do artigo premiado, falou sobre os processos de pesquisa que vivencia na Instituição e enfatizou a felicidade em receber o prêmio.

“Nos últimos períodos estamos trabalhando muito a questão da pesquisa, produzindo muitos artigos científicos e enviado nossos trabalhos para eventos regionais e estaduais. Estou muito feliz em receber esse prêmio, para mim foi uma honra, esse artigo premiado foi produzido juntamente com o professor Isael e minha colega Jamile Bezerra. Quero agradecer a paciência e empenho do professor Isael, em orientar a gente, pois foi um incentivo a mais para que a gente continue produzindo cada vez mais para que venha mais prêmios para nosso Curso e Instituição”, contou.

Acadêmica do 5° período do Curso de Jornalismo, Nayara Paiva (Foto: Ivonete Reis)

O Coordenador e Professor do Curso de Jornalismo, Isael Pereira, responsável por orientar o artigo premiado, falou sobre a surpresa que foi receber o prêmio. Segundo o professor, o nível dos outros artigos que estavam competindo com o deles era altíssimo.

“A gente participou agora da 6° Semana de Comunicação Social da UESPI de Picos, e lá estava acontecendo diversos tipos de Concurso. Nós aqui da R. Sá e do Curso de Jornalismo temos um perfil forte de pesquisa, desde dos primeiros períodos a gente como docente incentiva os alunos a pesquisar, tanto dentro das nossas disciplinas, como também a partir dos nossos programas de Iniciação Científica que a Faculdade disponibiliza para a gente. No ano passado durante a disciplina de Fotojornalismo I desenvolvemos diversos artigos científicos, dentre esses artigos estava o que escrevemos na Semana de Comunicação da UESPI, e agora nas premiações nós tivemos a grata surpresa de sermos comtemplados com o 1° lugar. Fiquei muito feliz porque fui avaliador de um GT e vi o nível que os outros artigos escritos no concurso estavam, então fico muito feliz com a premiação”, destacou.

Coordenador e Professor do Curso de Jornalismo, Isael Pereira (Foto: Ivonete Reis)

O Coordenador ainda ressalta que a premiação motiva ainda mais os alunos a seguir pesquisando. “É extremante motivador para a gente volta para a instituição com mais força para continuar incentivando os nossos alunos a seguir na produção científica”, disse.

MENÇÃO HONROSA

Além de conquistar o 1° lugar no Concurso de Artigo “Orlando Maurício de Carvalho Berti”, os discentes do Curso de Jornalismo da R. Sá, também ganharam uma Menção Honrosa no Concurso de Audiovisual “Sheila Fontenele”, com o documentário intitulado “Documentário Custaneira Tronco” da 6ª Semana de Comunicação da UESPI de Picos.

A Professora do Curso de Jornalismo, Bruna Moura, responsável por coordenar a produção do “Documentário Custaneira Tronco”, falou acerca de como surgiu a ideia de produzir o documentário. “Esse documentário é fruto de um projeto de extensão, e como culminância do projeto, realizamos uma visita técnica, onde aproveitamos para captar as cenas para construir o documentário. Quando surgiu a oportunidade de participar da 6° Semana de Comunicação da UESPI, eu incentivei os alunos a fazer a inscrição para participar do concurso audiovisual, e ficamos muito felizes com o resultado da premiação, de termos ficados em 2° lugar”, explicou.

Professora do Curso de Jornalismo, Bruna Moura (Foto: Ivonete Reis)

A professora ainda destaca como é importante esses resultados para os alunos. “Os alunos do Curso de Jornalismo já têm essas habilidades para atividades práticas, e quanto mais incentivamos eles, melhor será, porque assim eles vão desenvolver ainda mais e crescer dentro das respectivas áreas em que desejem atuar”, pontuou.

Acompanhe entrevistas na íntegra!