Ciências Contábeis

Na Faculdade R.Sá, entendemos a importância de fornecer informações claras e concisas para nossos alunos e docentes. Por isso, criamos uma seção dedicada a manuais e formulários e foque irão ajudá-los em suas jornadas acadêmicas. Nesta página, você encontrará uma variedade de manuais cuidadosamente elaborados para oferecer orientações detalhadas sobre diferentes aspectos da vida acadêmica.

Manual Colação de Grau

Tipo de documento: Manual

Manual de TCC

Tipo de documento: Manual

Termo de Desistência de TCC

Tipo de documento: Manual

Estrutura de Pré-Projeto

Tipo de documento: Manual

Estrutura TCC template

Tipo de documento: Manual

Manual do Docente

Tipo de documento: Manual

Manual do Aluno

Tipo de documento: Manual

Termo de autorização para publicação/divulgação de documento eletrônico

Tipo de documento: Formulário

Instituições conveniadas

Tipo de documento: Relação de nomes

Termo de convênio

Tipo de documento: Formulário

Termo de compromisso – estágio não obrigatório

Tipo de documento: Formulário

Termo de compromisso – estágio obrigatório

Tipo de documento: Formulário

Requerimento de diplomação – aluno

Tipo de documento: Formulário

Formulário para validação das atividades curriculares complementares

Tipo de documento: Formulário

Compartilhe!

Sobre o Curso

O Curso de Ciências Contábeis do Instituto de educação Superior Raimundo Sá enseja condições para que o profissional contábil seja capacitado a compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, em âmbito nacional e internacional e nos diferentes modelos de organização; a apresentar pleno domínio das responsabilidades funcionais envolvendo apurações, auditorias, perícias, arbitragens, noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a plena utilização de inovações tecnológicas; e a revelar capacidade crítica-analítica de avaliação, quanto às implicações organizacionais com o advento da tecnologia da informação.

Entenda o Curso

A viabilização de um curso de Ciências Contábeis qualificado, socialmente referenciado, é o que realiza o Instituto de Educação Superior Raimundo Sá, pois se trata de uma região com alto potencial de desenvolvimento, com uma dinâmica sócio econômica bem particular já que está situada em uma região que se encontra em franco desenvolvimento e com grande fluxo de pessoas oriundas de outros municípios e até de outros estados para se dirigirem em busca de serviços (comércios, clínicas médicas e odontológicas, etc) e de oportunidades de estudos e empregos.

O profissional

Urge a necessidade de atender a demanda do mercado de trabalho para os Bacharéis em Ciências Contábeis. Demanda essa que deve ser respeitada na sua concretização com a consciência da função social que esses profissionais desempenharão, como elementos transformadores da sociedade, assumindo o papel de atores sociais perfeitamente conscientes do alcance e repercussão de suas ações no contexto político, social e econômico.

Áreas de Atuação

A Contabilidade é, sem dúvida, uma das áreas que oferecem mais oportunidades para o profissional e no atual cenário empresarial, deve ser um profissional atuante nos níveis operacionais, táticos e estratégicos das organizações.
Há que se considerar também a finalidade social do contador, já que a Contabilidade é um instrumento fundamental de combate à corrupção e fraudes, seja na esfera pública, seja no âmbito das empresas privadas.

Dentre as novas perspectivas profissionais na área contábil, podem ser citadas a de Investigador Contábil, a Contabilidade Ecológica, a Auditoria Ambiental, a Contabilidade Estratégica, a Contabilidade Prospectiva (focada em modelos preditivos, voltada para cenários e ações/procedimentos futuros), a Contabilidade Internacional (conversão de balanços, conhecimentos das regras do FASB, IASC e Mercosul), Contabilidade Aplicada à Logística e outras mais.

Na Empresa

  • Contador Geral
  • Controller
  • Contador de Custos

Cargos Administrativos

  • Analista Financeiro
  • Auditor Interno
  • Gerente de Impostos

Em Órgão Público

  • Contador Público
  • Tribunal de Contas
  • Contador Militar
  • Agente ou Auditor Fiscal
  • Outros Cargos Públicos

Como Autônomo

  • Contador
  • Consultor
  • Auditor Independente
  • Perito Contábil

No Acadêmico

  • Professor
  • Pesquisador
  • Escritor
  • Palestrante
  • Parecerista

Grade Curricular

  • A estrutura curricular do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da FACULDADE RSÁ reflete a preocupação da IES com a formação de um egresso com as características definidas em seu PPC. Dessa forma, ela contempla os seguintes aspectos:
  • Flexibilidade: a estrutura curricular do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da FACULDADE RSÁ é bastante flexível. Essa flexibilidade é materializada pelas Atividades Complementares Regulamentadas e aderentes à formação geral e específica do discente, Programa de Estágio Extra-Curricular diversificado, Programas de Nivelamento, Oferta de Disciplinas Eletivas, Programa de Monitoria, Atividades de Extensão com, no mínimo, 10% do total de carga horária do curso (Lei No. 13.005/2014) – quando for o caso –, todas normatizadas em Regulamentos próprios, totalmente incorporadas à vida acadêmica.
  • Interdisciplinaridade: as ações de interdisciplinaridade, no âmbito de curso, ocorrem através dos Programas de Extensão, estágios ofertados no curso, tópicos integradores semestrais e/ou metodologias ativas, oportunidades nas quais, os professores e supervisores estimulam as discussões em grupos interdisciplinares e transversais.
  • Acessibilidade metodológica: a acessibilidade, no âmbito do curso, é materializada de forma plena, ou seja, é pensada como quebra de barreiras físicas e arquitetônicas – acessibilidade física, como possibilidades diversas de aprendizagem pelo aluno e na compreensão da diversidade cultural, cognitiva, psicomotora e afetiva – acessibilidade atitudinal e na percepção, pelo professor, de sua prática docente e sua percepção do mecanismos de avaliação do ensino-aprendizagem – acessibilidade pedagógica. Além dessas, é fomentada e Acessibilidade Metodológica definida como a quebra de barreira nos métodos, teorias e técnicas de ensino e aprendizagem, de trabalho, de ação comunitária, dentre outras.
  • Compatibilidade de carga horária: A carga horária do curso, é perfeitamente compatível com os dispositivos legais. O curso possui 3.368 horas, integralizadas em 8 (oito) módulos semestrais, perfazendo 4 anos para integralização total do curso. Essa carga horária se mostra perfeitamente compatível com a proposta do curso.
  • Articulação da Teoria com a Prática: A articulação entre a Teoria e a Prática, no âmbito do curso, se dá de forma precoce e constante. As diversas disciplinas contemplam em seus planos de curso, cronogramas de atividades práticas desenvolvidas de forma articulada com as aulas teóricas, as atividades de pesquisa e as de extensão. O curso consta com 4 disciplinas, essencialmente práticas, sendo duas disciplinas de Estágio Supervisionado e duas disciplinas de Laboratório Contábil, perfazendo um total de 288h de aulas práticas.
A COORDENAÇÃO
DADOS DO CURSO
ENTRE EM CONTATO
Nome: *
E-mail: *
Telefone/whatsapp: *
Assunto: *
Mensagem: *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

BR 316 KM 302, 5 – Altamira
CEP: 64602-000 – Picos – Piauí, BRASIL
Cel TIM: (89) 9 9994-9918​
Whatsapp (89) 9 9405-9609