Ciência da Computação

Na Faculdade R.Sá, entendemos a importância de fornecer informações claras e concisas para nossos alunos e docentes. Por isso, criamos uma seção dedicada a manuais e formulários e foque irão ajudá-los em suas jornadas acadêmicas. Nesta página, você encontrará uma variedade de manuais cuidadosamente elaborados para oferecer orientações detalhadas sobre diferentes aspectos da vida acadêmica.

Manual Colação de Grau

Tipo de documento: Manual

Manual de TCC

Tipo de documento: Manual

Termo de Desistência de TCC

Tipo de documento: Manual

Estrutura de Pré-Projeto

Tipo de documento: Manual

Estrutura TCC template

Tipo de documento: Manual

Manual do Docente

Tipo de documento: Manual

Manual do Aluno

Tipo de documento: Manual

Termo de autorização para publicação/divulgação de documento eletrônico

Tipo de documento: Formulário

Instituições conveniadas

Tipo de documento: Relação de nomes

Termo de convênio

Tipo de documento: Formulário

Termo de compromisso – estágio não obrigatório

Tipo de documento: Formulário

Termo de compromisso – estágio obrigatório

Tipo de documento: Formulário

Requerimento de diplomação – aluno

Tipo de documento: Formulário

Formulário para validação das atividades curriculares complementares

Tipo de documento: Formulário

Compartilhe!

Sobre o Curso

O Curso de Bacharelado em Ciência da Computação propõe oferecer uma formação básica e ampla, com sólido embasamento na área da matemática, enfatizando aspectos teóricos e práticos, para formar profissionais aptos a atuarem em pesquisas e desenvolvimentos científicos e tecnológicos da computação. Através do ensino, pesquisa e extensão, objetiva-se preparar agentes transformadores do cenário social, por meio da prática da ciência da computação, seja desenvolvendo o conhecimento científico, ou a partir dele, gerando o desenvolvimento tecnológico.

Entenda o Curso

O Curso busca se adaptar ao contexto social global e regional para conquistar melhores condições, oportunidades e vantagens na produção de bens e serviços, e gerenciar segundo parâmetros econômicos de eficiência, tomando como bases análises sociais, políticas, culturais e o trabalho compartilhado em equipe. Destaca-se ainda que no município de Picos/PI não existe outra instituição pública ou privada que disponibilize a oferta do Curso de Ciência da Computação, sendo que Instituição de Ensino Superior mais próxima que oferta este curso está localizada em Teresina, a mais de 300 km de Picos.

O Profissional

O Curso de Ciência da Computação desenvolve um perfil profissional em concordância com os objetivos acima descritos e coerente com as necessidades locais e regionais em relação ao que se espera dos profissionais da área da Ciência da Computação no atual estágio de desenvolvimento e na perspectiva de um desenvolvimento futuro. Suas disciplinas são distribuídas contemplando os seguintes pilares: matemática, física, algoritmos, estrutura de dados, programação e arquitetura de computadores. Assim, no Curso de Ciência da Computação desenvolvemos e sedimentamos uma identidade profissional baseada em todo um perfil que se articula em torno das dimensões científica, prática e vinculada aos valores humanistas que a ciência e a tecnologia devem guardar respeito, em qualquer que seja a perspectiva de evolução que se deseja.

Áreas de Atuação

O profissional egresso do curso está habilitado e qualificado para exercer atividades ligadas à descoberta e empreendimento de novas oportunidades para aplicação de sistemas computacionais, avaliação da conveniência de investimento no desenvolvimento da aplicação, criação, implantação e desenvolvimento de software, de sistemas de informação, de sistemas de banco de dados e de redes internas e externas de computadores, gerência de áreas de computação em empresas ou setores que usem ou desenvolvam sistemas informatizados, prestação de serviços de consultoria ou assessoria a empresas de diversas áreas quanto ao uso adequado de sistemas computacionais e participação, de forma colaborativa e integrada, em equipes que desenvolvem projetos na área de informática.

Grade Curricular

A grade curricular é composta por disciplinas que contemplam quatro componentes: formação básica, que compreende os princípios básicos da área da computação, a ciência da computação, a matemática necessária para defini-los formalmente, a física e eletricidade necessária para permitir o entendimento e o projeto de computadores viáveis tecnicamente e a pedagogia que introduz os conhecimentos básicos da construção do conhecimento, necessários ao desenvolvimento da prática do ensino de computação; formação tecnológica, que aplica os conhecimentos básicos no desenvolvimento tecnológico da computação; formação complementar, que permite uma interação dos egressos dos cursos com outras profissões; e formação humanística, que dá ao egresso uma dimensão social e humana. Com isto, se espera que o egresso do curso tenha domínio sobre o estado da arte da ciência e da tecnologia da computação, de tal forma que possa aplicar seus conhecimentos, promovendo o desenvolvimento científico e tecnológico da área.

A COORDENAÇÃO
DADOS DO CURSO
ENTRE EM CONTATO
Nome: *
E-mail: *
Telefone/whatsapp: *
Assunto: *
Mensagem: *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

BR 316 KM 302, 5 – Altamira
CEP: 64602-000 – Picos – Piauí, BRASIL
Cel TIM: (89) 9 9994-9918​
Whatsapp (89) 9 9405-9609