CPA realiza entrega dos resultados de desempenho docente das atividades durante o ano de 2023

Durante reunião acadêmica, a Comissão Própria de Auto Avaliação – CPA do Instituto de Educação Superior Raimundo Sá, apresentou os indicadores relacionados às políticas acadêmicas da IES. O processo de auto avaliação é realizado de forma sistemática, em ciclos de avaliação, onde são observadas todas as dimensões propostas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.

De acordo com o presidente da CPA, Francisco Vicente de Lima, na reunião acadêmica, foi realizada a divulgação dos resultados da avaliação de desempenho docente referente ao exercício de atividades do ano de 2023, que avalia os indicadores relacionados às políticas de ensino, pesquisa e extensão. A avaliação de desempenho docente trata do planejamento das disciplinas, conteúdo programático, didática, relacionamento, domínio de conteúdo e pontualidade docente, atividades de ensino, pesquisa e extensão, autonomia intelectual do discente, interdisciplinaridade, avaliação de aprendizagem, acervo bibliográfico, entre outros. Os resultados referem-se as avaliações realizadas no primeiro e no segundo semestre deste ano letivo.

n

Ainda de acordo com Francisco Vicente foram realizadas pesquisas no semestre 2023.1 e 2023.2, junto à comunidade acadêmica onde os alunos avaliaram os docentes referente às políticas acadêmicas de pesquisa, ensino e extensão. A avaliação ficou disponível no sistema acadêmico nos períodos de 08 de maio a 15 de junho no primeiro semestre e de 17 de outubro a 31 de outubro no segundo semestre.

nn

“As avaliações contaram com a participação dos alunos, acima de noventa por cento, no primeiro semestre e, mais de oitenta por cento no segundo semestre. O resultado (nota) foi excelente, tendo em vista que as políticas de ensino, pesquisa e extensão foram avaliadas com mais 90% da nota máxima, em uma escala que varia de 1 a 5, sendo 4,56 (2023.1) e 4,53 (2023.2). Este resultado reflete as ações implementadas na execução das políticas acadêmicas no ano de 2023, bem como, o engajamento de toda a comunidade acadêmica para melhorar a qualidade na prestação dos serviços educacionais da Faculdade R.Sá”, explicou.

nn

Os resultados foram apresentados e discutidos com todos os docentes, coordenadores e gestores da Faculdade R. Sá, presentes na reunião acadêmica. Para consolidar os resultados das políticas de ensino, pesquisa e extensão, a CPA emitiu e entregou o certificado de reconhecimento de mérito aos docentes que conquistaram a melhor avaliação de desempenho docente, referente ao ano de 2023.

A professora Márcia Camilo foi uma das docentes da IES que recebeu o certificado. “Receber o certificado de melhor avaliação de desempenho docente, como resultado da avaliação promovida pela CPA referente ao ano de 2023 teve uma importância indefinível. Essa avaliação é muito importante na medida que ela é um feedback dos alunos quanto ao ensino ofertado. Ela avalia pontos cruciais como a assiduidade, a metodologia, o cumprimento do plano de ensino proposto, mas para além disso o acesso do aluno ao professor a relacao que construimos com eles esta implícita, enfim, ela suscinta os pontos que eu enquanto docente busco atingir, e receber esse reconhecimento por parte dos alunos foi uma resposta positiva quanto ao perfil de professora que busco ser”, destacou.