Faculdade R.Sá lança edital do projeto de extensão interdisciplinar Vozes Silenciadas

As coordenações dos cursos de Jornalismo, Psicologia e Serviço Social se uniram através do projeto interdisciplinar intitulado “VOZES SILENCIADAS, HISTÓRIAS COMPARTILHADAS: reconstruindo narrativas étnico-raciais”, com o objetivo de promover, através do diálogo e da extensão, o debate sobre as relações étnico-raciais, sua importância na contemporaneidade e a construção de uma universidade antirracista.

A ideia do projeto surgiu pela necessidade imperativa de promover uma educação inclusiva, igualitária e que respeite a diversidade étnico-racial em todos os âmbitos, incluindo o ambiente acadêmico. Essa iniciativa não apenas se alinha com os princípios fundamentais dos direitos humanos e a promoção da igualdade, mas também responde às demandas contemporâneas de conscientização sobre questões raciais e o desenvolvimento do letramento racial. (Confira edital abaixo)

O Projeto é voltado para alunos dos cursos de graduação, docentes e técnico-administrativos do IERSA. Serão realizadas atividades em forma de grupo de estudo com os alunos participantes do projeto, visita de campo e realização de mesa redonda, tendo por objetivo que, ao final das atividades, os mesmos se tornem multiplicadores das questões étnico-raciais.

Para o coordenador do curso de Jornalismo, Isael Pereira, o objetivo desse projeto é proporcionar do âmbito acadêmico discussões sobre uma educação inclusiva, igualitária e que respeite as diversidades étnico racial em todos os seus âmbitos, incluindo obviamente esse nosso ambiente acadêmico. E essa iniciativa ela se alinha com os princípios fundamentais, os direitos humanos, a promoção da igualdade, mas também responde as demandas contemporâneas de conscientização sobre as questões raciais.

“O nosso público alvo são os discentes da Faculdade R.Sá, e temos uma novidade também, que são vagas destinadas a técnicos administrativos e docentes da IEs. Estão sendo ofertadas 30 vagas, o candidato pode se inscrever via Jacad, posteriormente a isso, ele deve mandar uma carta de intenção via Google forms, pelo link que nós já disponibilizamos até o dia 14 de setembro”, explicou.

Inscrições

As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do Aluno Online e a carta de intenção via Google Forms pelo link https://forms.gle/fYtMjDox9mYZWgWe7 até o dia 14 de setembro.

Faça sua inscrição aqui

Número de Vagas

Estão sendo disponibilizadas vagas para os alunos dos diferentes cursos de graduação do IERSA, docentes e técnicos administrativo sendo:

-Quarenta vagas para estudantes de graduação do IERSA;

– Cinco vagas para docentes do quadro de professores do IERSA;

– Cinco vagas para técnico-administrativos da IERSA;

De acordo com a coordenadora do curso de Serviço Social, Jackeline Moura, o debate étnico-racial tem importância central para a sociedade brasileira. Em especial para o Serviço Social, a discussão se assenta nos fundamentos da formação da sociedade brasileira, historicamente marcada pelo racismo. Compreender a questão racial como expressão da questão social, se faz fundamental para pensar as políticas públicas e o trabalho do assistente social.

Ainda segundo Isael Pereira a expectativa é contar com a participação do público da Faculdade R.Sá, que será um evento onde a gente vai dividir em módulos com palestras, mesas redondas, ao final do mês de novembro. “Nós estaremos a realizar também, uma visita técnica, de campo, ao quilombo, para realizarmos atividades práticas, coletas de informações e depois finalizaremos esse projeto no mês de novembro, com o encerramento dele, trazendo exposição das atividades realizadas, do que foi construído ao decorrer dessas discussões”, destacou.

O candidato que manifestar interesse em participar do projeto deverá se submeter ao envio da carta de intenção. O resultado final da seleção será divulgado até o dia 18 de setembro.

Confira edital

Faça sua inscrição aqui