Faculdade RSÁ realiza abertura da XVIII Semana Científica com palestra magna

Por: Glenda Leal – Acadêmica de Jornalismo

O Instituto de Educação Superior Raimundo Sá (IESRSA), realizou nesta quarta-feira (5) a abertura da XVIII Semana de Iniciação Científica, com o tema “Explorando as fronteiras da inteligência artificial”. O evento, consolidado no cenário educacional da macrorregião de Picos, será finalizado na sexta-feira (7).

O primeiro dia recebeu a palestra magna de Ricardo de Andrade, graduado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Piauí e doutor em ciências pelo Programa de Engenharia Elétrica na Universidade de São Paulo. O profissional trouxe abordagens interdisciplinares para o debate da inteligência artificial.

“Introduzimos, de maneira objetiva, duas áreas da inteligência artificial: os aspectos básicos e os trabalhos práticos. É a minha primeira vez na Semana Científica, mas acredito que será um evento rico, onde a temática será explorada em diversos momentos, não apenas na palestra”, enfatizou.

A coordenadora de graduação, Maria do Socorro, ressaltou o papel do evento no calendário acadêmico, exemplificando com as oportunidades de produzir e compartilhar pesquisas. A coordenadora projetou a presença de cerca de mil pessoas em todos os dias de programação.

“A Semana Científica é o evento mais significativo da Faculdade RSÁ, porque consegue envolver todos os alunos e trabalhar o ensino, pesquisa e extensão. A cada ano, trazemos um tema inovador e atual. Esperamos ter um bom público nos três dias”, frisou.

Para entregar o melhor resultado para os estudantes e convidados, a Semana Científica não nasce do dia para a noite. A vice-diretora da Faculdade RSÁ, Roberta Mara, explicou que a edição foi proposta por todas as nove coordenações do curso, entregando a dedicação e esforço coletivo.

“Utilizamos sempre a data específica do final do semestre para estar com esse mega evento acadêmico. A organização deste ano foi feita completamente pelas coordenações e monitores de cada curso. Podemos destacar as apresentações de trabalho, demonstrando o compromisso e responsabilidade dos alunos no sentido de pesquisa e discussão de temas para a sociedade”, afirmou.

De acordo com a vice-diretora, a agenda contou com a inscrição de mais de 50 produções. Os artigos serão apresentados nesta quinta-feira (6), seguindo a determinação dos GT’s, encerrando a data no período da noite, com a palestra Eleições 2024 e Inteligência Artificial, apresentada pelo advogado e mestre em direito constitucional Welson de Almeida.

Veja mais fotos!