Formas de Ingresso

Compartilhe!

PROCESSO SELETIVO – VESTIBULAR

Como forma de acesso ao Instituto de Educação Superior Raimundo Sá, este apresenta o processo seletivo. O vestibular se apresenta como meio tradicional de ingresso aos cursos de graduação e é realizado duas vezes por ano, em uma só etapa seletivo-classificatória, por meio de aplicação de provas de conhecimentos gerais.

No Edital do Processo Seletivo, constam os cursos oferecidos, com as respectivas quantidades de vagas, os prazos de inscrição, a documentação exigida, a relação das matérias, as datas das provas, os critérios de classificação e desempate e outras informações úteis.

PORTADORES DE DIPLOMA

Outra forma de acesso é o ingresso para portadores de diploma. Para esse processo é necessário que o estudante já tenha graduação em área de conhecimento afim àquela que esteja interessado e haja vagas disponíveis no respectivo curso.

TRANSFERÊNCIAS

Outra modalidade de acesso é através de transferência.  Somente poderão participar do presente processo de transferência externa os candidatos que tenham vínculo com a instituição de origem, no curso objeto da transferência, e tenham cursado, no mínimo, 01 (um) semestre.

PROUNI

É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.

Podem participar:

– Estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola;

– Estudantes com deficiência;

– Professores da rede pública de ensino do quadro permanente que concorrerem a cursos de licenciatura, nesse caso não é necessário comprovar renda.

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Saiba mais: clique aqui

FIES

O que é o Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é o programa do Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Quem pode participar? 

Pode se inscrever no processo seletivo do Fies do primeiro semestre de 2024 o estudante que:

  • Não tenha concluído curso superior.
  • Possua renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos.
  • Tenha participado de alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota na redação que não seja zero. 

Podem se inscrever ainda, independentemente de terem participado do Enem:

  • Os estudantes que tenham tenha concluído o ensino médio antes de 2010.
  • Os professores do quadro permanente da rede pública de ensino, em efetivo exercício na educação básica, desde que se inscrevam em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia na sua área de atuação. Nesse caso, podem participar também os professores que já tenham concluído curso superior.
Veja também
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

BR 316 KM 302, 5 – Altamira
CEP: 64602-000 – Picos – Piauí, BRASIL
Cel TIM: (89) 9 9994-9918​
Whatsapp (89) 9 9405-9609