IV Semana de Psicologia da Faculdade RSÁ encerra com leque de temáticas e experiências

Compartilhe!

Por: Glenda Leal – acadêmica do 5ª período

A IV Semana de Psicologia da Faculdade RSÁ foi realizada durante os dias 13 e 14 de novembro, com o tema ‘Desafios Contemporâneos da Psicologia para a dignidade humana: (re)conhecer nossa história e os horizontes da profissão no país’.

A programação contou com palestras e minicursos, unindo profissionais da psicologia, psiquiatria, medicina e contabilidade. No processo, foram discutidas pautas envolvendo aspectos de violência de gênero, dependência química, políticas públicas e intervenções para comportamentos suicidas e automutilação.

A coordenadora do curso de Psicologia, Flávia Marcelly, destacou que a interdisciplinaridade planejada nesta edição foi escolhida a fim de proporcionar um entendimento prático, dando aos alunos a oportunidade de compreender a realidade da profissão e o mercado de trabalho.

“Considero que chegamos a um processo de sintonia entre aquilo que buscamos compreender a respeito das aplicações práticas da psicologia, tendo em vista as necessidades do nosso contexto. Essa união deu muito certo porque juntou a experiência e a prática, com discussões riquíssimas”, afirmou.

Sendo o curso mais novo da instituição, a professora ainda ressaltou que o ideal é crescer em todos os aspectos, fortalecendo ainda mais o tripé educacional e facilitando a integração e convívio dos alunos, dispostos nos períodos da tarde e noite.

“O curso de psicologia é o caçula da instituição e está crescendo em termos de números, discussões e ações. Sempre fomos muito atuantes nas três esferas que o ensino precisa se estabelecer: ensino, pesquisa e extensão. Trouxemos esse evento para que tenhamos uma culminância dos conhecimentos da psicologia e integração dos nossos alunos”, completou.

O evento foi organizado pelos estudantes do sexto período de psicologia, estando presentes no momento do credenciamento, coffee break, monitoria e atenção. A estudante Mirelly Wirnna destacou a satisfação de receber a responsabilidade de atuar e conhecer todos os processos, bem como ver todo o esforço dando certo.

“O nosso evento foi realizado por palestrantes com riquíssimos conhecimentos, agregando o nosso curso e aprendizado. Tivemos minicursos com ensinamentos teóricos e práticos onde, de fato, podemos estar vivenciando experiências únicas. Fazendo parte da organização, podemos vivenciar na prática a nossa atuação e, de certa forma, a nossa liderança. Posso dizer que é um aprendizado e uma experiência única, que levaremos para o restante do nosso curso. Agradeço a confiança de nos colocar à frente”, ressaltou.

nn

A programação pensada para a IV Semana de Psicologia proporcionou, aos ingressantes, a chance de iniciar a jornada acadêmica com uma bagagem de experiências apresentadas pelos profissionais. O estudante Djalma Sousa frisou a experiência e suas projeções.

nn

“Está sendo uma experiência incrível. É o meu primeiro período e, ontem mesmo, tive a oportunidade de estar com os alunos do 10º período, que estão formando agora. Foi um momento ímpar e uma experiência incrível, espero continuar e poder contribuir”, disse.

Veja também
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

BR 316 KM 302, 5 – Altamira
CEP: 64602-000 – Picos – Piauí, BRASIL
Cel TIM: (89) 9 9994-9918​
Whatsapp (89) 9 9405-9609