Professor de Direito da Faculdade R.Sá lança livro sobre a Macroestrutura da Criminalização Seletiva

O livro intitulado “A Macroestrutura da Criminalização Seletiva” de autoria do professor do curso de Direito Ricardo Araújo Lima, lançado na última sexta-feira (06), no auditório da Faculdade R.Sá emerge não apenas uma obra de importância singular à literatura jurídica, mas também um farol para a produção de conhecimento de profissionais do direito comprometidos com os ideais de democracia e justiça social. Este livro se torna um catalisador para aqueles que almejam construir uma sociedade na qual os direitos humanos sejam respeitados.

nn

Segundo professor Ricardo a ideia de escrever esta obra surgiu a partir da dissertação de Mestrado, concretizada através da Faculdade R.Sá em parceria com a Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

nn

“É com imensa alegria que compartilho o momento tão especial de lançar meu livro na Faculdade R. Sá, que, em parceria com a Universidade de Fortaleza, realizou o primeiro Programa Interinstitucional de Mestrado – MINTER, CAPES 6, no interior do Estado do Piauí, na cidade de Picos. A ideia de escrever esta obra surgiu a partir da minha dissertação de Mestrado, um período de intensa pesquisa e reflexão sobre a criminalização seletiva no Brasil. A dissertação foi um ponto de partida, mas a vontade de ampliar essa discussão e contribuir para o debate público foi o que me motivou a transformá-la em um livro”, explicou.

Ainda segundo o professor, a importância de lançar um livro com esse tema, que aborda a criminalização seletiva, não pode ser subestimada. “Vivemos em um país onde a desigualdade social, o racismo estrutural e a aporofobia são realidades presentes no sistema de justiça criminal. A decisão paradigmática do STJ no HC 598.886, que analisei neste livro, é um marco importante no combate à injustiça social e no respeito à dignidade da pessoa humana. O direito deve sempre ser garantido devido a um processo legal eficaz”, destacou.

Ricado Araújo ainda ressaltou, que o lançamento do livro representa a concretização de anos de estudos “Quanto à minha própria jornada, o fato de publicar um livro e já estar engajado no Doutorado em Direito é algo que me enche de orgulho e gratidão. É um momento que representa a concretização de anos de estudo, dedicação e paixão pelo conhecimento. Acredito que a educação e a pesquisa têm o poder de transformar a sociedade, e estou ansioso para continuar contribuindo para esse processo”, finalizou.

Ricardo Araújo Lima, é doutorando em Direito pela UNISINOS. Mestre em Direito Constitucional pela UNIFOR/IERSA. Pós-graduações lato sensu em Direito Penal, Processo Penal, Administrativo, Constitucional, Civil, Processual Civil, Trabalho, Previdenciário, Eleitoral e Docência do Ensino Superior. Professor e Coordenador do Curso de Direito da Faculdade R.Sá e Professor de Direito do Curso de Administração do Instituto Federal (IFPI) de Paulistana. Advogado e Vice-presidente da Comissão de Direito Eleitoral na OAB Subseção de Picos-PI.