Projeto de extensão une teoria e prática ao promover reflexão crítica sobre o Sistema Único de Saúde e fortalecer a participação social

O curso de Serviço Social da Faculdade R. Sá desenvolve, ao longo do mês de outubro, o projeto de extensão “No Circuito do SUS: vozes, direitos e participação social”, coordenado pela professora Márdila Fernanda Luz Taveira Coutinho. A iniciativa integra as disciplinas Política Social II e Movimentos Sociais e tem como objetivo articular teoria e prática no processo formativo dos discentes, aproximando-os das realidades concretas da política de saúde no município de Picos (PI).
Com foco na análise crítica do Sistema Único de Saúde (SUS) e nas lutas históricas que levaram à sua consolidação, o projeto propõe reflexões sobre os desafios contemporâneos da saúde pública, a importância da participação popular e o papel dos movimentos sociais na defesa dos direitos sociais.
Segundo a professora Márdila, “O projeto no circuito do SUS foi uma experiência muito rica, tanto para mim enquanto professora quanto para os acadêmicos e para a comunidade. Para os alunos, foi uma oportunidade de compreender de perto o funcionamento do Sistema Único de Saúde, desde a humanização até a estrutura dos serviços, conectando a teoria discutida em sala com a prática cotidiana. O projeto teve apresentação ao público em dois momentos: no município de Ipiranga do Piauí, com um grupo de gestantes, abordando os serviços oferecidos pelo SUS durante a gravidez; e com alunos do 1º ano do Ensino Médio no Colégio Machado de Assis, discutindo saúde mental, métodos contraceptivos e a importância de conhecer e valorizar o SUS.”
A proposta busca também reforçar o compromisso ético-político do Serviço Social com a defesa intransigente dos direitos sociais e com a construção de práticas profissionais comprometidas com a universalidade, a equidade e a integralidade da saúde.
Atividades práticas e participação comunitária
Com carga horária total de 10 horas/aula, o projeto combina momentos teóricos e ações práticas junto à comunidade. As atividades tiveram início com estudo em sala sobre o movimento da Reforma Sanitária e os princípios do SUS, seguido pela organização dos grupos de trabalho e contato com instituições locais de saúde e movimentos sociais.
O cronograma contemplou quatro grandes ações:
- Quiz Cidadão (10/10) – Na Praça Josino Ferreira, o jogo promoveu escuta qualificada da comunidade sobre o SUS, incentivando reflexão sobre os desafios no acesso à saúde.
- Visita guiada ao Hospital Regional de Picos (17/10) – Proporcionou aos discentes compreensão prática do funcionamento do hospital, com foco em humanização e acolhimento dos usuários.
- Roda Cidadã: SUS, Vozes e Direitos (24/10) – Desenvolvida em uma Unidade Básica de Saúde, a roda de conversa estimulou diálogo entre estudantes e usuários, com a construção coletiva de um painel sobre “O que falta no SUS da minha cidade ?”.
- Mapeamento dos Movimentos Sociais Locais (31/10) – Alunos investigaram e registraram organizações, sindicatos, coletivos e conselhos municipais que atuam na defesa do direito à saúde em Picos e região.
Resultados e impacto social
Entre os resultados esperados estão o fortalecimento da formação crítica e cidadã dos estudantes, a ampliação do conhecimento da comunidade sobre o SUS e o estreitamento da relação entre universidade, instituições de saúde e sociedade civil. O projeto também prevê a produção de materiais educativos, murais e registros audiovisuais para compartilhamento com a população.
A avaliação do projeto será processual e participativa, considerando o envolvimento dos estudantes em todas as etapas e a elaboração de materiais e relatórios reflexivos.
Ao promover o diálogo entre universidade e comunidade, o projeto “No Circuito do SUS: vozes, direitos e participação social” reafirma o compromisso da Faculdade R. Sá com uma formação acadêmica transformadora, fortalecendo políticas públicas e a defesa dos direitos sociais.
Confira as fotos abaixo:






