VII Semana da Computação da Faculdade R.SÁ é marcada por palestras e apresentação de trabalhos

Por: Glenda Leal – acadêmica do 3º período de Jornalismo

O Instituto de Educação Superior Raimundo Sá realizou nos dias 17 e 18 de novembro, a VII Semana da Computação. O evento, além de palestras para integrar os alunos e o mercado de trabalho, contou com apresentações de trabalhos acadêmicos de vários cursos da instituição.

O professor e coordenador do curso de ciências da computação da RSÁ, Felipe Francisco Bezerra Araújo, avalia como importante o evento, para não só expor as áreas de atuação, mas dar uma direção aos alunos que, no início, não sabem qual caminho seguir. “É de grande importância pois muitas vezes o aluno não tem ideia do que fará quando terminar o curso. Nosso mercado tem muitas oportunidades até aqui em Picos”, disse o professor.

Na última quinta-feira (17), primeiro dia, a palestra foi ministrada pelo graduado em sistemas de informação e professor do IFPI, Jesiel Viana da Silva, com o tema “10 passos para se tornar um dev de sucesso”. Por ser uma área que não exige diploma, Jesiel comentou sobre o mercado de trabalho e o definiu como uma área de muitas oportunidades, mas difícil de ingressar sem experiência. Nesses momentos, sua principal dica são os contatos.

“É muito importante o aluno, o quanto antes, ter esse contato com pessoas que estão no mercado, entendendo o que o mercado pede e como ele funciona para, o mais rápido possível, ir se adaptando e buscando oportunidades”, aconselhou.

Pensando no ingresso no mercado comentado e no futuro como profissional, a aluna de ciências da computação, Ione Fanny Leal Silva, afirma que palestras como essas são oportunidades para mostrar a importância da área na sociedade. Ione tem apenas um grande objetivo marcando presença nos dias especializados: “aprender as grandes possibilidades de se tornar um dev e um professor de computação”, afirmou.

No último dia de evento (18) sexta-feira, o encerramento da Sétima edição da Semana da Computação contou com o palestrante Bruno Borges Rocha, com o tema “Visões no Mercado de Trabalho Para o Profissional de Rede de Computadores”. Bruno Borges atualmente é Diretor de Tecnologia e Engenharia de Redes na Virtex Telecom e CEO da BRNX. Os alunos aproveitaram o momento para fazer questionamentos aos palestrantes, e a troca de experiências entre os participantes foi enriquecedora.

O tema do evento, “O futuro do profissional recém-formado”, é de extrema importância, uma vez que ele estimula uma discussão com profissionais experientes da área, abrindo os olhos dos alunos para várias oportunidades de carreira. O tema foi muito bem abordado pelos palestrantes, o professor Jesiel Viana da Silva e o CEO da BRNX Bruno Borges Rocha. As duas palestras foram muito proveitosas, com vários questionamentos tanto dos alunos do curso de Computação quanto dos demais cursos.

“Ficamos surpresos e muito felizes com o número de participantes de outros cursos, totalizando 52 inscritos, o que é um recorde entre os eventos do curso. Acredito que isso se deveu principalmente pela oportunidade de apresentação de trabalhos, em que vários deles tratavam do uso de diversas tecnologias em situações tipicamente abordadas por outros cursos. Isso mostra como o curso de Computação está integrado aos demais. Agradeço imensamente a todos os que colaboraram com a realização deste evento”, concluiu Felipe.