
Em comemoração aos 20 anos do curso de Serviço Social, a Faculdade R.SÁ promove, nos dias 2 e 3 de junho, uma programação especial que reunirá docentes, estudantes, egressos e profissionais da área para refletir sobre a trajetória do curso e sua contribuição para o desenvolvimento social do território Vale do Guaribas. Com o tema “Formação crítica e compromisso com a transformação social”, o evento destaca duas décadas de formação acadêmica pautada na ética, na criticidade e no compromisso com a garantia de direitos.
A programação tem início na segunda-feira (2), às 18h, com a mesa-redonda “Serviço Social em movimento: 20 anos de formação e atuação profissional na Faculdade R.SÁ”. O momento contará com a participação de egressos do curso, que compartilharão suas experiências acadêmicas e profissionais, evidenciando o impacto da formação recebida na instituição em diferentes espaços de atuação.
Participam da mesa-redonda os egressos Márcia Araújo, Edna de Sousa, Wanessa Bruna, Jakeline Borges, Jarlan Almeida, Josivane dos Santos, Lethicia Amorim e Valdim Júnior. A programação da noite também contará com uma homenagem à egressa Nailla Pacheco (in memoriam), em reconhecimento à sua trajetória profissional e contribuição para o fortalecimento do Serviço Social.
Segundo a coordenadora do curso de Serviço Social da Faculdade R.SÁ, Jackeline Moura, a edição deste ano possui um significado especial por marcar duas importantes celebrações para a categoria. “A Semana de Serviço Social da Faculdade R.SÁ tem como tema os 20 anos do curso de Serviço Social da instituição, com foco na formação crítica e no compromisso com a transformação social. Neste ano, celebramos a história e a memória do curso, fundado em 2006, e também os 90 anos da profissão de assistente social no Brasil. É um momento de celebração para estudantes, professores, egressos e profissionais formados pela Faculdade R.SÁ, em reconhecimento à contribuição que o curso tem dado para o fortalecimento das políticas públicas no Vale do Guaribas, no Piauí e em outros espaços de atuação”, destacou.
No segundo dia de atividades, terça-feira (3), às 18h, serão apresentados os documentários “20 anos de Serviço Social na R.SÁ: memórias e protagonismos no SUAS do território Vale do Guaribas” e “Vinte Vezes Futuro: o papel da R.SÁ no desenvolvimento local e nas políticas públicas”. As produções resgatam a história do curso e destacam o protagonismo de profissionais formados pela instituição em diferentes áreas de atuação.
A programação segue com uma homenagem à professora Maria dos Remédios Bezerra, às 19h, reconhecendo sua contribuição para a consolidação e o fortalecimento do curso ao longo dessas duas décadas. O encerramento acontecerá às 20h, com um café entre egressos, promovendo um momento de reencontro, partilha de experiências e fortalecimento dos laços construídos ao longo da história do curso.
Ao completar 20 anos de existência, o curso de Serviço Social da Faculdade R.SÁ reafirma seu compromisso com uma formação crítica, ética e comprometida com a transformação social. A celebração marca não apenas a trajetória de uma graduação que contribuiu para a formação de centenas de profissionais, mas também o impacto da instituição no desenvolvimento regional e no fortalecimento das políticas públicas ao longo das últimas duas décadas.



